Cuidados com suas jóias

Feitas artesanalmente com materiais nobres e delicados, como ouro e pedras preciosas, as joias merecem alguns cuidados especiais para que permaneçam bonitas ao longo do tempo.

Veja aqui alguns cuidados recomendados.

Ouro– Este admirado metal nobre é formado por uma liga cujas diferentes composições determinam sua cor – branca, amarela, rosa - e quilatagem. O ouro mais usualmente empregado para joias é o 18K, composto por 750 partes de ouro puro e 250 de outros metais complementares, pois apresenta o melhor equilíbrio entre durabilidade e a maleabilidade necessária para moldar anéis, brincos, colares e pulseiras. Por conta desta maleabilidade, o ouro é um material sensível a agressões externas, que podem alterar sua textura. Na forma final das joias, seu acabamento pode ganhar superfície polida, extremamente brilhante, ou acetinada, com aparência fosca. O tempo de uso e os impactos sobre as joias podem causar marcas de uso sobre esta superfície, que são naturais.

Recomenda-se manter as joias de ouro limpando-as apenas com uma flanela macia e seca no dia a dia, para evitar maiores alterações. Quando houver maior acúmulo de resíduos sobre o metal, você pode trazer sua uma de nossas lojas, para que seja feita uma limpeza profissional. Mas, atenção, não é recomendável que isto seja feito em intervalos menores do que um ano.

Ouro branco

– A cor do ouro branco em seu estado puro é na verdade, um pouco amarelada. O aspecto brilhante e tom prateado característicos das joias de ouro branco, são obtidos através de um procedimento chamado banho de ródio, que as deixa com cor clara, uniforme e brilhante.O uso freqüente das joias faz com que este banho se desgaste com o tempo, alterando sua cor e brilho. Por isso, é recomendado que uma manutenção periódica nessas peças, a fim de restaurar suas características originais. 

Diamantes– Para conservar os diamantes em bom estado, é preciso que estes estejam sempre limpos. Como esta pedra tem, por natureza, a propriedade de aderir às substâncias gordurosas, eles são rapidamente afetados quando entram em contato com substâncias oleosas, tais como hidratantes, protetores solares, ou até mesmo a oleosidade natural da pele.

Por isso, limpe uma vez por semana os diamantes que são usados diariamente, usando flanela úmida, sem nenhum produto químico.

As joias com diamantes devem ser guardadas separadamente, em um tecido macio ou no bolso do saco de joias acolchoado. Se armazenadas perto de outras peças, a pedra ou a armação de ouro pode ser arranhada e danificada.

Pérolas, madrepérolas e corais

Essas gemas orgânicas são sensíveis a ácidos, detergentes, perfumes, fixadores de cabelo, ultrassom e soluções utilizadas para limpeza de joias. Portanto, evite que esses produtos entrem em contato com a peça.

Após o uso de joias com essas gemas, deve-se passar uma flanela macia umedecida com água para preservar o brilho e para retirar o resíduo de cremes, suor da pele ou maquiagem.

Não use joias com pérolas, madrepérolas e corais em piscinas, praia ou no banho, pois o cloro, o sal e o vapor d’água são prejudiciais à sua estrutura.

De tempos em tempos, reenfie os colares e pulseiras de pérola com nó, prolongando a vida útil das pérolas, uma vez que se evita o contato e atrito de uma com a outra.

Não exponha as gemas orgânicas ao calor do secador de cabelos, pois ele pode provocar rachaduras em suas superfícies.

                                                                                                                                                                                          Qualquer dúvida entre em contato conosco.